sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Não conheço o Torneado.
Conheço algumas pessoas, talvez o núcleo fixo, mas não conheço o Torneado.
O que é conhecer, afinal? É passar algum tempo junto? É presenciar brigas? É ajudar na arrumação e dividir o café depois?
Não, acho que não. Conhecer leva tempo. Não posso dizer que conheço o Torneado.
Mas posso falar do que vi.
Eu vi uma família de pessoas diferentes que brigam e fazem as pazes porque se gostam. Vi um grupo que luta pra se manter íntegro. Vi artistas trabalhando em conjunto e compartilhando suas visões.
O pouco que vi do Torneado me deixou impressionado. Impressionado porque minha opinião sobre o teatro nunca foi das melhores, porque as pessoas que conheci que trabalhavam com ou “faziam” teatro eram superficiais e afetadas, porque essas pessoas, esse pequeno grupo, dá o sangue pelo que acredita e, cobertos de suor, sorriem e brincam e se divertem, sem falar pomposamente de “sua arte” e olhar de cima para os mortais em volta.
Não entendo de teatro. Confesso abertamente. Não sou, felizmente, do tipo que finge entender de tudo. Mas entendo um pouco de pessoas. Um pouquinho. O suficiente pra reconhecer talento real, esforço honesto e sorrisos espontâneos. E é isso que vejo nas pessoas que conheci.
Não se engane, leitor – eles não são perfeitos. Não como concebemos a perfeição, essa coisa inatingível e tediosa. Mas são seres humanos completos, e isso já é dizer grande coisa num mundo cheio de meias vidas e pessoas ocas.
Palmas, leitor, para a grandeza de espírito e raras almas artísticas que temos a nossa frente.
E agora silêncio, que o espetáculo vai começar.

*Este texto recebemos de um amigo do grupo, que assistiu "Dias de Campo Belo" e acompanhou alguns momentos no processo de "arrumação" do espaço.

Nós do Torneado, chamamos nosso teatro de "casinha" e sempre cabem mais pessoas nesta casinha.

Nenhum comentário:

Sobre o sentir e o dançar de um corpo gordo

Sempre achei estranha a vontade que eu tinha de dançar. Durante muito tempo, meu corpo ficou inerte. Fugia das aulas de educação física, ...