Do Ensaio para o Baile na FUNARTE SP com ENTRADA FRANCA

Mais uma vez estamos iniciando uma temporada com o espetáculo Do Ensaio para o Baile, em um lugar especial para a trupe. A Funarte, foi o local onde fizemos uma parte de nosso processo, estudo e imersão para a construção do projeto, e agora estamos em uma temporada de resistência, com este espetáculo que tanto nos motiva e nos orgulha. 

 

Por Fabio Cabeloduro
Em “Do Ensaio para o Baile”, abordamos uma instituição educacional pública na década de 1990, com o intuito de impulsionar uma discussão sobre as transformações institucionais no sistema educacional do estado de São Paulo nessa época e quais são suas possíveis relações com o atual colapso educacional, mostrado nas recentes ocupações nas escolas estaduais no ano de 2015.


Por Fabio Cabeloduro
Sinopse
o eixo central da dramaturgia de Do Ensaio para o Baile retrata as trajetórias dos personagens que se desenvolvem em pequenas fábulas cotidianas encaminhadas para a importância que esses jovens dão para o baile de formatura da escola. Cenas fragmentadas de um cotidiano jovem, anunciam o sentimento de expectativa pelo último momento de relação desses jovens com a instituição escola. os diálogos são parte de uma dramaturgia que se completa no encontro com as outras linguagens presentes na encenação: nas relações políticas e temporais propostas pela narrativa áudio visual; na ampliação da percepção dos sentidos do texto visualmente dilatadas pelo movimento da dança; e no apontamento da realidade atual (caótica e complexa) proposta pelos seis números musicais.   
Por Alexandre Bassani

Trilogia Colapsos Institucionais 
Nossa trilogia Colapsos Institucionais conta com os espetáculos: “Do Ensaio para o Baile” (Parte I - a Escola), “Incandescente” (Parte II - o Hospital) e “Acassiopeia” (Parte III – a Prisão). 

Falamos sobre a atuação de instituições sociais e suas transformações, tanto físicas quanto políticas ao longo do tempo. Tivemos, como ponto de partida para um possível desdobramento, o discurso foucaultiano e suas reminiscências em nossas atuais instituições. Para Foucault, a Escola, assim como o Hospital e a Prisão, são “instituições de sequestro”, que moldam, disciplinam e direcionam o corpo/pensamento dos indivíduos.

Sobre a Temporada
De quinta a sábado às 21h 
Domingo às 20h 
Chegue, pelo menos, 1 hora antes. 
Entrada Franca 
Classificação Indicativa 14 anos 
Local: Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos - SP 
Próx. ao metrô Santa Cecília e Marechal Deodoro 
Temporada vai até o dia 30 de Julho de 2017
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Verão de 2005.

Curtíssima temporada do espetáculo "O Girador" no Teatro Pequeno Ato

2014: um primeiro balanço e o nosso fim de ano